antl sena freitasSeleção, introdução e fixação de textos: Vanda Anastácio
Parceria: Universidade Católica Editora
Lisboa, 2008, 310 pp.
ISBN: 9789725402023
Cota CEFi: (Em catalogação)

Apesar de se tratar de uma figura hoje quase esquecida, o Padre Sena Freitas (18401913) teve um papel activo em defesa do Catolicismo numa das épocas mais conturbadas da História da Igreja em Portugal. Na época em que se dedica à escrita, a sociedade portuguesa vive uma relação ambígua com o clero: o Catolicismo é oficialmente considerado como a religião do Estado, mas as ordens religiosas são proibidas, o poder político interfere nas nomeações para cargos eclesiásticos, as disposições de Roma têm que esperar pela aprovação dos dirigentes governamentais para poderem ser recebidas oficialmente, são postos entraves à formação do clero, etc. É neste contexto que este eclesiástico defenderá as posições da ortodoxia eclesiástica e as orientações papais, concedendo na sua obra, apesar de tudo, maior relevo à figura de Leão XIII, o papa da conciliação, do que a Pio IX, sobre quem também escreve. A presente antologia procura oferecer ao leitor uma visão panorâmica da obra do Padre Sena Freitas agrupando um corpus seleccionado de textos seus em quatro grandes áreas temáticas que nos pareceram corresponder aos seus principais pólos de interesse: «Vocação Apostólica do Catolicismo», «Religião e Sociedade», «Igreja e Estado Laico», «Em Defesa do Catolicismo» e, por fim, «Religião e Ciência».