Arquivo 2018

Capa n 2

  

O n.º 2 da revista do Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, o International Journal of Philosophy & Social Values, está já disponível na versão on-line em http://cefi.fch.lisboa.ucp.pt/pt/revista A edição em papel pode ser adquirida na Livraria da UCP, no Campus da Palma de Cima, pelo preço de 15 euros.

Todos os interessados poderão encontrar a chamada de artigos para o n.º 3 no site da revista, bem como as instruções para os autores. Os textos enviados serão sujeitos ao processo de double blind peer-review. A data-limite para o envio é o dia 15 de junho de 2019.

Santo AgostinhoO júri, constituído pelos Professores Carlos Morujão (CEFi), Manuel Cândido Pimentel (Área Científica de Filosofia – UCP), Joaquim Cerqueira Gonçalves (OFM), Isidro Lamelas (Revista Itinerarium) e Maria Leonor Xavier (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), deliberou atribuir o Prémio referente à edição de 2018 ao trabalho de Samuel  José Gambito de Oliveira (Curso de Doutoramento em Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) intitulado: «O problema da tentação nas Confissões de Santo Agostinho».

A entrega pública do Prémio decorrerá durante as comemorações do Dia da Faculdade de Ciências Humanas, em fevereiro de 2019.

 

fddPromovidos pelo Instituto de Filosofia Luso- Brasileira, pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores e pelo Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, os Colóquios do Atlântico contam com o alto patrocínio do governo da Região Autónoma dos Açores. Realizando-se anualmente, em Lisboa e nos Açores, têm por objectivo o estudo de figuras relevantes do pensamento e da cultura portuguesa oriundas daquele arquipélago.

Local: Bragança / Lisboa / Angra do Heroísmo

Horário UCP: Dia 7 de dezembro, das 10h00 às 17h30, Edifício BUJPII, 2.º Piso, Sala de Exposições

Programa:

E BookConvidamos todos os interessados para o lançamento da obra O DESEJO que nos habita e move. Teologia, Filosofia, Literatura e Psicologia em diálogo, coordenada pela Professora Doutora Teresa Messias.

Este eBook é editado pela Universidade Católica Editora.

A obra, que conta com a colaboração de investigadores do CEFi, do CITER e do CECC, será apresentada no dia 04 de dezembro de 2018, às 18h00, na Livraria da UCP - Campus de Lisboa. A sessão de lançamento conta com a presença da Reitora da UCP, Professora Doutora Isabel Capeloa Gil. 

 

Por iniciativa do Grupo de Évora do LabCom.IFP da UBI, a que se associou o CEFi, foi criado o Grupo de Leitura "Emoções e Tonalidades Afectivas", dirigido, em primeiro lugar, a alunos de doutoramento e jovens investigadores Pós-doc daquela universidade, mas em que podem participar, mediante inscrição, outros interessados. A coordenação dos trabalhos está a cargo de Irene Borges Duarte, da Universidade de Évora. As primeiras sessões do Grupo estão calendarizadas para os dias 31 de outubro; 14 (Sala 321) e 21 de novembro; 05 de dezembro (Sala 321) e 19 de dezembro (Sala Sociedade Científica) e dias 16 e 30 de janeiro (Sala 424). O primeiro texto a ser discutido será a recensão de Otto Bollnow ao livro de Ludwig Binswanger Grundform und Erkenntnis menschlichen Daseins.

Local: UCP / Biblioteca João Paulo II / 2.º piso, Sala Brasil

Horário: das 18h00 às 20h00

Cartaz AR1Nos próximos dias 15 e 16 de outubro de 2018, realiza-se o International colloquium: «Adolf Reinach and the phenomenology of the social world». Esta iniciativa, organizada pelo CFUL e pelo CEFi, terá lugar, no dia 15, no Anfiteatro 3 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, no dia 16, na Universidade Católica Portuguesa, Sala de Exposições da Biblioteca João Paulo II. Os trabalhos terão início às 09h00.

A Comissão Científica do Colóquio é constituida por Pedro M. S. Alves e Carlos Morujão.

Programa:

 

Revista do Centro de Estudos de Filosofia V1 N1 jun2018O n.º 1 da revista do Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, o International Journal of Philosophy and Social Values, está já disponível na versão on-line em http://cefi.fch.lisboa.ucp.pt/pt/revista A edição em papel pode ser adquirida na Livraria da UCP, no Campus da Palma de Cima, pelo preço de 15 euros.

Todos os interessados poderão encontrar a chamada de artigos para o n.º 2 no site da revista, bem como as instruções para os autores. Os textos enviados serão sujeitos ao processo de double blind peer-review. A data-limite para o envio é o dia 30 de Setembro de 2018.

Cartaz OrteguianoConferencista: Prof. Doutor Carlos Morujão

Dia e hora: 22 de junho, sexta-feira, das 18h00 às 19h30
Local: Sala da Sociedade Científica - 1º Piso do Edíficio da BUJPII
Organização: Núcleo de Estudos Orteguianos do CEFi
Entrada Livre

Cartaz: 

4 Seminário EstéticaData: 06 de junho, 2018 - 15h00 - 20h00
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Sala de Exposições (2.º piso - Edifício da Biblioteca)
Organização: Grupo de Investigação «Culture and Religion»

Desdobrável:

+ info.

Dalila CartazA Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o CEFi e o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, comemoram o Centenário do Nacimento de Dalila Pereira da Costa com a organização de um Congresso, que terá lugar no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre os dias 4 e 6 de março de 2018.

Consulte o Cartaz e Programa: AQUI

Coord.: Mendo Castro Henriquesmetodologia BL

Local: Universidade Católica Portuguesa. Campus Palma de Cima. Edifício Antigo, Sala 245 / das 16h00 às 18h00

Data: Quinzenalmente, à quinta-feira, a partir de 1 de março de 2018

 

+ info.

2nd. EDITION

Costa Freitas

O Centro de Estudos de Filosofia e a Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, em parceria com a Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores, instituíram o «Prémio de Ensaio Filosófico Manuel Barbosa da Costa Freitas». Este prémio, que terá este ano a sua segunda edição, destina-se a premiar ensaios de Mestrandos e Doutorandos de Universidades do Espaço Lusófono, nas três grandes áreas da Filosofia cultivadas pelo seu patrono: Filosofia Medieval, Filosofia da Religião e Filosofia Portuguesa. O Regulamento do Prémio pode ser consultado no link abaixo ou em https://filosofianacatolica.wordpress.com/. Todas as dúvidas e pedidos de informação podem ser dirigidos a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para o ano de 2018, a data limite para entrega dos trabalhos é o dia 31 de Outubro.

 

 Regulamento