Arquivo 2017

CARTAZ SUMMERSCHOOL 2017Data: 5 a 7 de julho de 2017, das 18:00 às 21:00
Local: Auditório 3 (Edifício Antigo)
Organização: Faculdade de Ciências Humanas, Faculdade de Teologia, Instituto de Ciências da Saúde
Entrada Livre
Programa

José Acácio Castro Antropologia e Estética no Pensamento PortuguêsO investigador do CEFi - Porto, José Acácio Castro, publicou um novo livro intitulado Antropologia e Estética no Pensamento Português (1850-1960). A obra é editada pelas Edições Cosmorama, Maia, 2016 e conta com um prefácio de António Braz Teixeira. José Acácio Castro é doutorado em Filosofia Medieval pela Faculdade de Filosofia de Braga e Professor Associado da Faculdade de Teologia da UCP Porto, onde leciona as disciplinas de Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Antropologia Filosófica, Estética Teológica e vários seminários pluritemáticos.

O projeto de investigação: «Corpo e afectividade: a recepção de Michel Henry no espaço da lusofonia», coordenado por Florinda Martins, leva a cabo, no próximo dia 9 de março de 2017, a partir das 15 horas, na Sala de Executivos da UCP - Porto (Campus da Foz), um Seminário internacional subordinado ao tema: «Michel Henry: o invisível na inversão do alvo do neocriticismo francês (Jules Lagneau)». A entrada é livre. Mais informações podem ser pedidas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+ info.

3.º Seminário de Preparação da candidatura do CEFi a um projeto europeu no âmbito do Horionte 2020 (CULT-COOP-01-2017): "Democratic Discourses and the Rule of Law". Este seminário intitulado "Os perigos da nossa democracia", será orientado pelo Prof. Doutor Ignasi Boada SanMartin, da Universidad Raimón Llul, Barcelona.

Data: 30 de março, 2017, às 18:00
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Sala Timor, Ed. Biblioteca Universitária João Paulo II, 1º Piso
Organização: Centro de Estudos de Filosofia
Entrada  livre
 

No próximo dia 8 de março de 2017 terá lugar, na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid, o IV Encuentro de Filosofía Medieval, subordinado ao tema "Concilios, Conciliarismos y Teología en la Edad Media". O evento é coordenado por Francisco León Florido e Manuel Lázaro Pulido. A organização está a cargo do Grupo de Investigación UCM n.º 970723 - Filosofía y Teología en la Europa de la Edad Media: Atenas, Córdoba, París. São instituições co-organizadoras o Centro de Estudos de Filosofia, o Centro de Estudios Universitarios, o Instituto Teológico de Cáceres, o Instituto de Estudios Medievales - Universidad de Navarra e a Universidad Bernardo O'Higgins.

Cartaz e Programa

Seminário de Investigação: «Para uma Pedagogia Social»

Organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia e acreditado pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este seminário de investigação tem por objetivo dar continuidade à divulgação e ao aprofundamento do pensamento de Bernard Lonergan em Portugal, nomeadamente nas suas vertentes pedagógicas, éticas e económicas. A recente crise económica pôs em evidência a relação que pode existir entre uma crise de valores e os problemas económicos e em que medida esta problemática pode ser entendida também num contexto mais amplo de uma crise de conhecimento e, sobretudo, da atitude social e política face ao ‘conhecimento’. Interessa, pois, revisitar criticamente toda esta problemática e delinear uma estratégia cognitiva e pedagógica com vista à construção de novos paradigmas que terão de ser não apenas económicos e políticos, mas também cognitivos e sociais e, em último caso, espirituais.

Local: Universidade Católica Portugesa, Campus Palma de Cima, Lisboa

Datas: 13 e 27 de Setembro - 11 e 18 de Outubro / 18h30 - 21h30

Cartaz Seminário Lonergan

+ info.