Arquivo 2017

CARTAZ SUMMERSCHOOL 2017Data: 5 a 7 de julho de 2017, das 18:00 às 21:00
Local: Auditório 3 (Edifício Antigo)
Organização: Faculdade de Ciências Humanas, Faculdade de Teologia, Instituto de Ciências da Saúde
Entrada Livre
Programa

José Acácio Castro Antropologia e Estética no Pensamento PortuguêsO investigador do CEFi - Porto, José Acácio Castro, publicou um novo livro intitulado Antropologia e Estética no Pensamento Português (1850-1960). A obra é editada pelas Edições Cosmorama, Maia, 2016 e conta com um prefácio de António Braz Teixeira. José Acácio Castro é doutorado em Filosofia Medieval pela Faculdade de Filosofia de Braga e Professor Associado da Faculdade de Teologia da UCP Porto, onde leciona as disciplinas de Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Antropologia Filosófica, Estética Teológica e vários seminários pluritemáticos.

O projeto de investigação: «Corpo e afectividade: a recepção de Michel Henry no espaço da lusofonia», coordenado por Florinda Martins, leva a cabo, no próximo dia 9 de março de 2017, a partir das 15 horas, na Sala de Executivos da UCP - Porto (Campus da Foz), um Seminário internacional subordinado ao tema: «Michel Henry: o invisível na inversão do alvo do neocriticismo francês (Jules Lagneau)». A entrada é livre. Mais informações podem ser pedidas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+ info.

3.º Seminário de Preparação da candidatura do CEFi a um projeto europeu no âmbito do Horionte 2020 (CULT-COOP-01-2017): "Democratic Discourses and the Rule of Law". Este seminário intitulado "Os perigos da nossa democracia", será orientado pelo Prof. Doutor Ignasi Boada SanMartin, da Universidad Raimón Llul, Barcelona.

Data: 30 de março, 2017, às 18:00
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Sala Timor, Ed. Biblioteca Universitária João Paulo II, 1º Piso
Organização: Centro de Estudos de Filosofia
Entrada  livre
 

No próximo dia 8 de março de 2017 terá lugar, na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid, o IV Encuentro de Filosofía Medieval, subordinado ao tema "Concilios, Conciliarismos y Teología en la Edad Media". O evento é coordenado por Francisco León Florido e Manuel Lázaro Pulido. A organização está a cargo do Grupo de Investigación UCM n.º 970723 - Filosofía y Teología en la Europa de la Edad Media: Atenas, Córdoba, París. São instituições co-organizadoras o Centro de Estudos de Filosofia, o Centro de Estudios Universitarios, o Instituto Teológico de Cáceres, o Instituto de Estudios Medievales - Universidad de Navarra e a Universidad Bernardo O'Higgins.

Cartaz e Programa

pefreitasO Centro de Estudos de Filosofia e a Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, em parceria com a Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores, instituíram o «Prémio de Ensaio Filosófico Manuel Barbosa da Costa Freitas». Este prémio destina-se a premiar ensaios de Mestrandos e Doutorandos de Universidades do Espaço Lusófono, nas três grandes áreas da Filosofia cultivadas pelo seu patrono: Filosofia Medieval, Filosofia da Religião e Filosofia Portuguesa. O Regulamento do Prémio pode ser consultado no link abaixo ou em https://filosofianacatolica.wordpress.com/. Todas as dúvidas e pedidos de informação podem ser dirigidos a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para o ano de 2017, a data limite para entrega dos trabalhos é o dia 30 de Setembro.

Regulamento