2011-curso-MichelHenryCurso Encarnação: uma filosofia da carne: o pensamento filosófico de Michel Henry
Data: 03 a 08 de novembro, 2011
Local: Faculdades EST, São Leopoldo/RS, Brasil

A sociedade tem se voltado para a corporeidade e refletido sobre suas formas de expressão e adoecimento. Também a filosofia se ocupa dessa questão: entre os pensadores contemporâneos se destaca a fenomenologia da Vida de Michel Henry, que tem refletido sobre as afirmações do cristianismo sobre a encarnação.
Estas são tomadas como base para conceitos filosóficos e antropológicos, para compreensão da relação entre o Eu e o corpo, da angústia e do padecer humano.
Em Portugal, particularmente com a Prof. Dra. Florinda Martins, pioneira no estudo de Henry e sua tradutora para o português, esta temática é objeto de estudos relevantes na filosofia, com desdobramentos para as ciências humanas e ciências da saúde. No seu projeto de investigação "O que pode um corpo?" este assunto ganha abrangência e convida a muitas interlocuções.
Refletir sobre o pensamento de Henry a partir do livro "Encarnação: uma filosofia da carne" será o objetivo dessa disciplina do Programa de Pós-graduação da Faculdades EST, com vagas para profissionais e estudantes interessados no tema.

Docente:

• Profa. Dra. Florinda Martins
    Pesquisadora do Centro de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (CEFi) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal);
    Coordenadora científica dos Seminários de Estudos Avançados em fenomenologia da Vida para doutorandos de filosofia, enfermagem e medicina. Membro do Conselho Científico do CEFi.
    Coordenadora científica do projeto internacional de investigação em rede "O que pode um corpo?", da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em colaboração com Faculdades EST, USP, Sigmund Freud Associação Psicanalítica e Fonds Michel Henry, Bélgica.

Coordenação:

• Profa. Dra. Karin H. K. Wondracek
    Coordenadora do Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Vida - PPG-EST

Local:

• Faculdades EST - Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho, São Leopoldo/RS

Programação:

• 3.11 (manhã e tarde); 7.11 (manhã e tarde); 8.11 (manhã)

Carga Horária:

• 15 horas/aula*

Investimento:

• R$ 150,00

Inscrições:

• *Modalidade presencial*** (10 vagas)
    Inscrições pelo site www.est.edu.br/extensao ou pessoalmente na Secretaria Acadêmica até 30 de outubro ou enquanto houver vagas. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 21h30min.
  • *Modalidade EaD**** (vagas limitadas)
    Inscrições pelo site www.est.edu.br/extensao até 30 de outubro ou enquanto houver vagas.
  • O curso na modalidade EaD oferecerá vídeo conferência e interação via chat.
    Fone: (51) 2111.1400

Oportunidade:

• Entre 3 e 5.11 acontecerá o VII Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral, sobre o tema *Sombras da alma: tramas e tempos da depressão* no qual a Profa. Dra. Florinda participará. Informações e inscrições pelo site www.est.edu.br/eventos

***Estudantes do PPG/EST poderão validar como disciplina de 01 crédito.

****Discentes do Mestrado Acadêmico e Doutorado do PPG/EST, poderão cursar presencialmente como disciplina de 01 crédito.
Informações pelo telefone 51.2111.1417 (com Lorrany) ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*****Obs.: para certificação nesta modalidade é requerida o acesso e interação na Plataforma Moodle em atividade sincrol.