2012-cartaz-lonerganData: 2, 9, 16 e 23 de fevereiro - 1, 8 e 15 de março, 2012 | 18h30 - 20h00
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa - Edifício antigo
2 e 9 de fevereiro - Sala 322
16 e 23 de fevereiro - Sala 323
1, 8 e 15 de março - Sala 323
Entrada Livre

O 3º Fórum Lonergan – em sessões semanais às 5ª feiras entre 2 de fevereiro e 15 de março de 2012 na Universidade Católica - vem dar continuidade aos estudos empreendidos pelo CEFi sobre um autor que tem sido referido como o mais importante pensador filosófico do séc. XX.

No 3º Fórum serão debatidos aspetos variados do pensamento de Bernard Lonergan, tais como: a nova ética centrada nos bens de valor; o dividendo social em teoria económica; a metafísica integradora das disciplinas filosóficas e científicas; a relação entre filosofia e psicanálise no estudo dos enviesamentos da consciência; a hertmenêutica dos estudos culturais.

Será apresentada a obra Insight; um Ensaio sobre o Conhecimento, a par de teses e artigos académicos, bem como excertos das traduções de Método em Teologia e Por uma Nova Economia Política, a editar em breve pelo CEFi.