2012-cartaz pe vieiraData: 23 e 24 de abril - Portugal, 08 e 09 de maio, 2012 - Cabo Verde
Local:
23 de abril - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Sala5.2)
24 de abril - Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (Auditório 2)
08 e 09 de maio - Universidade de Santiago, Cabo Verde (Auditório)

SOBRE O COLÓQUIO

O Padre António Vieira, além de ser um dos mais prolíficos pregadores do séc. XVII, é reconhecido como o maior orador português de todos os tempos. Nos seus duzentos e dois Sermões publicados, realiza-se plenamente a teoria retórica clássica, aplicada genialmente a cada uma das situações de comunicação.

São, de facto, várias as facetas e as situações em vista num debate científico renovado sobre as formas e as estratégias retóricas da exposição, informação e persuasão, usando como meio a sedução da palavra e a eficácia do discurso, a fim de captar a benevolência e a atenção do leitor, segundo os clássicos ditames do mouere (despertar, levar a agir), por meio do docere (informar, comunicar) e do delectare (deleitar, inspirar um profundo sentimento de adesão à forma do ato comunicativo em si mesma). Essas facetas justificam um colóquio que se pretende que seja alargado e intercultural, em torno de núcleos essenciais da obra de Vieira, não apenas em relação aos Sermões, mas também nos pareceres, papéis, obra profética e messiânica, e nas cartas.

Por certo muitas outras perspetivas de leitura e hermenêutica do discurso, com base na análise retórica, serão trazidas a debate pelos investigadores e participantes neste colóquio, que abrirá portas para o campo da cultura, da história política e sociológica, de Portugal, das demais nações europeias e do mundo.