2012-cartaz-site-lucio-packterData: 26 de abril de 2012
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Edifício da BJPII, 2.º Piso, Sala de Exposições, 18h30
Entrada Livre

Conferência sobre "Identidade e Funcionamento da Filosofia Clínica: Fundamentos em Consultório"
Professor Lúcio Packter, introdutor da filosofia clínica no Brasil.
Coordenador da pós graduação em Filosofia Clínica das Faculdades Itecne (Cascavel), Faculdade Católica de Anápolis, Faculdade Católica de Cuiabá - Studium Eclisiástico
Parceria com o Hospital Psiquiátrico em Porto Alegre.

A filosofia clínica «direciona e elabora, a partir da metodologia filosófica, procedimentos de diagnose e tratamento endereçados a questões existenciais encontradas em hospitais, clínicas, escolas e ambulatórios. Técnicas que diferem dos métodos e fundamentos da Psicologia, da Psiquiatria e da Psicanálise: não existe o conceito de normalidade, de patologia; não existem conceções a priori como 'o homem é um ser social', 'o homem busca a felicidade'. Tudo parte da historicidade da pessoa atendida, percorrendo-se desde o logicismo formal até a epistemologia nas questões focadas no diagnóstico dos problemas. A fundamentação das questões consta da Filosofia acadêmica, inteiramente, com seus escritos e autores. Está baseada no Logicismo, na Epistemologia, na Fenomenologia, na Historicidade, no Estruturalismo e na Analítica da Linguagem, entre outras abordagens» (Revista Psique - Editora Escala, 1, p. 66, 2005).