2012-100anos criacionismo maio12Data: 28 de maio, 2012
Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Sala de Reuniões, FLUP, 15h30
Entrada Livre

O Grupo de Investigação "Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal" do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto vem por este meio convidar todos os interessados para a sessão inaugural do Ciclo de Conferências que irá homenagear Leonardo Coimbra, fundador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, por ocasião do Centenário da publicação de "O Criacionismo – Esboço dum sistema filosófico".

No âmbito mais vasto do Projeto Centenários: «De A Águia à Renascença Portuguesa: Comemoração dos Centenários (2010-2012)», o Grupo do Investigação "Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal", com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, nesta primeira sessão, irá evocar Leonardo Coimbra, contando com a presença dos Senhores Professores Doutores Manuel Cândido Pimentel: "Elogio de Leonardo Coimbra" (Universidade Católica Portuguesa) e Adriano Moreira: "O Mundo de Hoje e o Homem de Sempre" (Academia das Ciências de Lisboa).

A sessão terá lugar no dia 28 de maio, pelas 15h30, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e será presidida pela Exma. Senhora Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Professora Doutora Fátima Marinho.

17h30 | Apresentação do livro "Sobre a Saudade" (Atas do IV Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade) - Coleção NOVA ÁGUIA.

A sessão terminará com a apresentação do livro "Sobre a Saudade" (Atas do IV Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade), pela Professora Doutora Luísa Malato (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

Este Ciclo promoverá mais uma sessão em setembro (data a anunciar em breve), que contará com a presença de Ângelo Alves, António Braz Teixeira e Manuel Ferreira Patrício, e encerrar-se-á com o CONGRESSO «PENSAMENTO, MEMÓRIA E CRIAÇÃO NO PRIMEIRO CENTENÁRIO DA RENASCENÇA PORTUGUESA (1912-2012)»", que assinalará também o Centenário d' O Saudosismo, de Teixeira de Pascoaes, no âmbito mais vasto das Comemorações do Centenário da Renascença Portuguesa.