2012-ast cefi mhenryData: 28 de junho, 2012
Local: Universidade Católica Portuguesa
Notícia - Colóquio Internacional Michel Henry 19 e 20 de abril

EST e CEFi estreitam parcerias para o desenvolvimento de pesquisas sobre Michel Henry
28/06/2012 - Professora Karin Wondracek falou sobre afetividade e inconsciente durante colóquio realizado em Lisboa.

A professora da Faculdades EST, Dra. Karin Wondracek, ministrou conferência durante o Colóquio Internacional Michel Henry, evento realizado na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, sob o tema Passibilidade, o novo transcendental?Na abertura do encontro, realizado em abril, o diretor do Centro de Filosofia (CEFi) da universidade, Prof. Dr. Manuel Cândido Pimentel, leu uma carta enviada pelo reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, saudando os participantes do colóquio.Em Lisboa, Karin discorreu sobre o tema Afetividade e inconsciente: um diálogo entre Freud e Michel Henry. "Minha conferência discutiu questões que emergiram a partir de um projeto de pesquisa apoiado pela EST e intitulado Afeto e seus destinos: depressão e subjetividade no horizonte contemporâneo, sendo que as ressonâncias da apresentação confirmam que este é um tema válido e necessário na atualidade".Apoiada pela CAPES, Karin viajou a Lisboa a convite do CEFi, instituição com a qual a EST desenvolve o projeto de pesquisa O que pode um corpo?, trabalho que aborda a fenomenologia da corporeidade em diálogo com a teologia, a psicologia e as demais ciências humanas. O projeto prevê estudos conjuntos e intercâmbios acadêmicos."Conheço o CEFi desde 2008, quando realizei estágio de doutorado na Europa, e fico feliz que, desde lá, os acordos entre a instituição portuguesa e a EST tenham se estreitado", destacou Karin.Coordenadora de investigação do projeto O que pode um corpo?, a professora Dra. Florinda Martins estará na EST em outubro para ministrar disciplina sobre a fenomenologia da vida de Michel Henry no Programa de Pós-Graduação (PPG/EST). A vinda de Florinda a São Leopoldo ocorre através de parceria com a USP.Também estiveram presentes ao colóquio de Lisboa as psicanalistas da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, Maria Paulina Polking e Maria Aparecida Silveira, esta última integrante do grupo de pesquisa em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.FOTO: Da esquerda para a direita - Profª. Florinda Martins, Prof.Américo Pereira, Profª. Karin Wondracek, e o Prof. Andrés Antunez. Jornalista responsável: Micael Vier Behs.