2012-cartaz lavelleData: 05 de dezembro, 2012 - 14h30
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa - Edifício da Biblioteca JPII, 2º Piso, Sala de Exposições
Organização: Grupo de Investigação «Hermenêutica, Fenomenologia, Ontologia»
Entrada Livre

Sessão Abertura

Esta sessão do Seminário de estudos aprofundados sobre a ontologia de Louis Lavelle, aberta ao público em geral, tem como finalidade promover a divulgação da obra deste filósofo francês da primeira metade do século XX, através da apresentação pública dos trabalhos de investigação realizados por membros da Equipa Lavelle do Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

No entender de Jean École, «Lavelle esboçou uma doutrina do ser que, ao desenvolver-se, renovou a problemática de todos os grandes temas tradicionais». Num mundo cultural necessitado de uma renascida atenção ontológica ao real, o estudo do pensamento deste Autor contribui para uma nova consideração da mesma essência e substância desse real. Procura-se, assim, uma renovada fundamentação ontológica, que permita uma nova forma de intervenção praxiológica.