2013-cartaz 3 seminario redencaoData: 5 de dezembro, 2013 - 14h00
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Sala Brasil (Edifício da Biblioteca)
Organização: Grupo de Investigação «Filosofia e Cultura Ibérica»
Entrada Livre
Desdobrável

Objetivos:

O CEFi, em parceria com o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, organiza o «3.º Seminário Redenção e Escatologia no Pensamento Português - Idade Média», integrado nas atividades do Grupo de Investigação Filosofia e Cultura Ibérica.

O projeto tem como objetivo a investigação dos temas da «redenção» e da «escatologia» na Cultura Portuguesa, ao nível da reflexão filosófico-religiosa e da representação artístico-literária, desde o período que antecedeu a formação da nacionalidade até à contemporaneidade.

Procurará identificar e apresentar sinoticamente alguns dos temas e autores mais significativos do pensamento, da espiritualidade e do imaginário português no âmbito dos temas escatológicos do juízo final, da salvação, da redenção, do inferno e do paraíso.

Programa:

5 de dezembro de 2013, Universidade Católica Portuguesa, Sala Brasil (Edifício da Biblioteca)

• 14h 00 m - Sessão de Abertura

• 14h 15 m - 1º Painel: Filosofia e Espiritualidade
    Moderador: Samuel Dimas
    Christus Judex, os novíssimos do homem em Orósio de Braga, José Carlos de Miranda
    Frutuoso de Braga e de Dume: bispo monge, protótipo de vida cristã, Ana Jorge
    Santo António de Lisboa: o doce amplexo do amor, Maria de Lourdes Sirgado Ganho
    Razão espiritual e espiritualidade da razão em Frei João Claro, António Rocha Martins

• 15h 35 m - Debate

• 15h 45 m - Pausa para Café

• 16h 00 m - 2º Painel: Filosofia e Literatura