Data: 5 de maio, 2014 - 18h00
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Sala de Exposições (Edifício da Biblioteca)
Organização: Grupo de Investigação «Filosofia Ética e Política»
Entrada Livre

Ran Lahav - investigador colaborador do CEFi - é um dos fundadores da International Conference on Philosophical Practice, na British Columbia University. É doutorado em Filosofia e mestre em Psicologia pela Universidade do Michigan. Tem artigos científicos sobre Filosofia Aplicada e Aconselhamento Filosófico. Foi professor na Universidade de Haifa (Israel). Atualmente, vive em Vermont (EUA) e coordena o website Trans-Sophia.

Na sua atividade como orientador filosófico, procura identificar os instrumentos adequados que levem a descobrir a visão do mundo do consulente, com intenção de a compreender, analisar e reconduzir a uma releitura dos motivos do mal-estar que geram a consulta. Para além deste esforço adaptativo do que chama a «pequena prática filosófica», desenvolveu um outro tipo de reflexões, propondo o caminhar da personalidade em direção a uma transformação autêntica, praticando a filosofia à maneira do pensamento helénico e com referências semelhantes às de um Pierre Hadot.