Curso: «Utopias e Distopias Sociopedagógicas»

Organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e acreditado pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio, o Curso Bernard Lonergan tem por objetivo dar continuidade à divulgação e ao aprofundamento do pensamento de Bernard Lonergan em Portugal, nomeadamente nas suas vertentes sociopedagógicas, éticas, económicas e políticas.

Por que caminhos andaram as humanidades nos últimos anos? Como foi que se generalizou a ideia da separação entre disciplinas ‘objetivas’, supostamente ‘científicas’ ou ‘realistas’, e disciplinas ditas ‘subjetivas’? Em que medida a narrativa dessa separação configura um problema ético e um problema sociopedagógico? Como pode a Escola, enquanto Comunidade de Investigação, dar resposta a esta e outras problemáticas? Serão estas as questões fundamentais em torno das quais orbitará a atividade deste Curso Bernard Lonergan.

Local: Universidade Católica Portugesa, Campus Palma de Cima, Lisboa

Datas: 15 e 29 de Novembro - 06 e 13 de Dezembro / 18h30 - 21h30

Cartaz:

Para mais informações: https://projetobernardlone0.wixsite.com/projeto-lonergan/seminario-de-investigacao