Joaquim de Carvalho

100 S joaquim-de-carvalho CopyJoaquim de Carvalho (1892 – 1958) iniciou os seus estudos superiores no curso de Direito que concluiu em 1915, tendo-se formado no ano seguinte em Letras. Nesse mesmo ano inicia-se na docência universitária como assistente, vindo a ser nomeado catedrático de História da Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1919. Lecionou as disciplinas de Filosofia Moderna, Moral, Filosofia Antiga, em ligação às disciplinas de História da Educação e Pedagogia, que lecionou no Curso Normal Superior de Coimbra. Destaque para as suas teses de doutoramento, intitulada António de Gouveia e o Aristotelismo da Renascença, e de apresentação a concurso para o lugar de professor, Leão Hebreu, filósofo: para a história do Platonismo no Renascimento.

joaq-carv-30.08.19571 CopyDocumento Original

carta-Joaquim-Carvalho-1952-11-05Documento Original