Ana-Paula-BanzaGrau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Auxiliar

Ana Paula Banza nasceu no Barreiro em 1966. É Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Franceses (1988) e Mestre em Linguística Portuguesa Histórica (1993) pela Universidade de Lisboa e Doutora em Linguística Portuguesa – História da Língua Portuguesa (2001) pela Universidade de Évora, onde leciona desde 1991. Atualmente, é Professora Auxiliar de nomeação definitiva no Departamento de Linguística e Literaturas desta Universidade.
Da sua obra, destacam-se os trabalhos de edição e estudo filológico da obra do Padre António Vieira, nomeadamente da Representação perante o Tribunal do Santo Ofício e dos Sermões.