AJQGrau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Investigador
Área: Ética e Política

Nasceu em Vila Meã (Amarante), em 1954. É doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, investigador do CEFi (Centro de Estudos de Filosofia - Universidade Católica Portuguesa) e do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade) e auditor de Defesa Nacional.

Publicou trabalhos de investigação histórica em várias revistas científicas, nomeadamente Análise Social (Lisboa), Cultura – Revista de História e Teoria das Ideias (Lisboa), Revista da Faculdade de Letras (Porto) e População e Sociedade (Porto).

Colaborou nas seguintes obras colectivas: Resistência. Da alternativa republicana à luta contra a ditadura, 1891-1974, Lisboa, 2010; Roteiro Republicano do Porto, Matosinhos, 2010; Dicionário da I República e do Republicanismo, Lisboa, 2013-2014; Os Presidentes do Parlamento Português, Lisboa, 2012-2016.

É autor, entre outros, dos seguintes livros: O Jornal Portuense A Montanha e as Relações Luso-Espanholas (1911-1926), Amarante, 1997; A Esquerda Democrática e o final da Primeira República, Lisboa, 2008; José Domingues dos Santos: O Defensor do Povo (1887-1958), Lisboa, 2012.

É membro da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.