Este Grupo de Investigação aborda o homem a partir de uma perspetiva transdisciplinar: como membro da espécie homo sapiens (ou seja, como ser vivo animal), como sujeito de emoções, desejos e afetos, como ser relacional e como pessoa. É por este motivo que os seus investigadores têm diferentes percursos académicos e profissionais, incluindo a filosofia, a psicoterapia ou as ciências da saúde; de igual modo, os investigadores convidados apresentam também diferentes competências académicas e científicas.

+ info.

Este Grupo pretende conduzir a sua investigação não apenas no sentido de alcançar a excelência científica no seu campo de saber, mas também de modo a proporcionar à sociedade (em particular a sociedade Portuguesa e a comunidade de língua Portuguesa) os meios intelectuais necessários para refletir sobre si própria. Ao interpretar o passado e compreender o presente, a pesquisa filosófica contribui para a construção das condições que permitirão um futuro melhor.

+ info.

Este Grupo de Investigação dedica-se ao estudo dos fenómenos políticos, sociais e económicos que desafiam os atuais modelos e perspetivas de organização social e a própria concepção de cidadania. Estes fenómenos serão abordados a partir de duas perspetivas: investigação a partir do enquadramento da Teoria Política Contemporânea e estudo multidisciplinar de problemáticas contemporâneas concretas.

+ info.

Este Grupo de Investigação irá dedicar-se ao estudo de questões éticas contemporâneas, quer numa perspetiva teórica quer aplicada. Neste sentido, dar-se-á continuidade ao Projeto "Bernard Lonergan", iniciado em 2007 no CEFi. Este projeto dedica-se ao estudo da receção no universo da cultura e da língua Portuguesa - o projeto envolve investigadores Brasileiros e Africanos - de um dos filósofos mais relevantes do século XX, promovendo a publicação dos seus livros e estudos sobre estes, nos domínios da Ética, da Economia, da Filosofia do Conhecimento, da Hermenêutica e da Ontologia, refletindo um isomorfismo entre o saber, o ser e a ação.

+ info.