Jose-Antunes-SousaGrau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professor Auxiliar

José Alves Antunes de Sousa é licenciado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa. É também oficial superior do Exército na situação de reformado e possui o curso de Educação Física Militar, além dos muitos cursos referentes às diferentes especialidades. É atualmente professor do Instituto de Estudos Interdisciplinares e Transculturais do Instituto Piaget. É também investigador do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica onde coordena o "Seminário Internacional sobre Vergílio Ferreira".

É autor de variadíssimos artigos de índole diversa publicados em várias revistas nacionais e internacionais.

Colabora regularmente com jornais através de artigos de opinião.

Publicou Vergílio Ferreira e a Filosofia da sua Obra Literária, obra que constitui o primeiro levantamento sistemático da filosofia explícita e implícita contida na extensa e variada obra vergiliana. É o organizador e co-autor do livro Motrisofia, bem como das Actas do Colóquio Internacional a propósito do cinquentenário de Manhã Submersa, realizado em 2004, na Universidade Católica Portuguesa e do qual foi um dos organizadores.

É o atual presidente da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana.