Lidia-Margarida-FigueiredoGrau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Coordenadora
Área: Ética e Política

Lídia Margarida Folhadela Figueiredo é membro integrado do CEFi. Nasceu no Porto, onde vive atualmente, em 1944. Concluiu a licenciatura em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa em 1968, com uma dissertação sobre literatura alemã contemporânea, tendo, posteriormente, frequentado um curso de filologia germânica comparada na Universidade de Lovaina. Doutorou-se em filosofia pela Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha, em 1998, com a tese "La filosofia narrativa de Alasdair MacIntyre", publicada pela Universidade. Como bolseira de pós-doutoramento da FCT realizou dois projetos individuais de investigação em filosofia, sobre, respetivamente, o pensamento de Hannah Arendt e o sentido de violência em Nietzsche e René Girard. Foi Assistente na Universidade de Lisboa, Leitora de Português na Universidade de Poznan, Polónia, e docente do Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa, nos últimos anos como Professora Coordenadora. É autora de vários textos científicos publicados.