Linhas Temáticas

Garantindo a unidade e coerência dos interesses e das áreas de investigação dos seus membros com a natureza e fins do Centro, as atividades de investigação científica do CEFi estruturam-se em torno de duas Linhas Temáticas:

Os Fundamentos Ontológicos da Experiência Humana

Esta Linha Temática (LT) aborda os fundamentos ontológicos da cognição, da experiência vivida e das emoções, da cultura e da religião, entendidas, de uma forma geral, como as prinicpais características do modo de ser humano. A ontologia que irá ser conduzida nesta LT não pretende constituir uma doutrina, no sentido clássico do "ser qua ser", tal como não pretende afirmar-se, no sentido de algumas tendências filosóficas contemporâneas, como uma pura doutrina dos objetos. De certo modo, poderá ser entendida como uma ontologia aplicada.

+ info.

Ética, Filosofia Aplicada e Política

Os objetivos principais desta Linha Temática (LT) passam pelo contributo para a definição de ferramentas conceptuais que permitam a compreensão de problemáticas éticas e políticas contemporâneas, em primeiro lugar de acordo com um enquadramento teórico e, em segundo lugar, numa perspetiva de filosofia aplicada, e para a análise dos desafios coletivos e individuais que estas implicam. Esta LT irá prosseguir estes objetivos através do desenvolvimento de pesquisa original e da disseminação dos seus resultados em publicações, encontros e cursos científicos, presenciais e online, e na produção de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento.

+ info.