Coordenação: Jorge Teixeira da Cunha

Uma das originalidades do pensamento portuense é a importância atribuída ao conceito de Revelação como fonte do conhecimento humano. Em alguns pensadores, a Revelação é mesmo vista como tendo precedência em relação à Razão; mas em quase todos tem um lugar de destaque. Para aprofundar este assunto, este projeto visa: 1) clarificar os conceitos de Revelação e de Razão nos diversos pensadores nas diversas obras do corpus do pensamento portuense; 2) esclarecer o sentido do pensamento revelado na Escola Portuense; 3) interpretar a modenidade da Escola Portuense, desde a sua escuta da Revelação; 4) comparar o pensamento portuense com o pensamento galego e brasileiro; 5) olhar o binómio Revelação - Razão desde a teologia; 6) mostrar a atualidade do caminho portuense.