Metamorfoses-PolvoAutores: José Eduardo Franco, Paulo Assunção
Lisboa, 2004: 531 pp
ISBN 972-8816-33-2
Cota CEFi: 272 (469) FRA

0s estudos sobre a Inquisição não constituem novidade no horizonte da historiografia. No decorrer dos séculos, a atração e a riqueza do tema deram ensejo à produção de um vasto conjunto de obras voltadas para a reflexão sobre o fenómeno inquisitorial. A sua estrutura, a sua especificidade, a sua configuração institucional, as suas relações com a sociedade e com a própria temporalidade, enfim, estudou-se a multiplicidade de facetas das Inquisições.
A editora Prefácio lança a coleção "GABINETE INQUISITORIAL", projeto que tem por objetivo divulgar a investigadores e interessados sobre o assunto um importante acervo sobre a história da Inquisição, de modo a contribuir para a compreensão das causas e do funcionamento da violenta repressão do aparelho inquisitorial.

• José Eduardo Franco (n.1969)
    Historiador, doutorado em História Moderna e Contemporânea pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É autor, entre outras publicações, de Vieira na Literatura Anti-Jesuítica (1997) e de Monita Secreta: Instruções Secretas dos Jesuítas. História de um Manual Conspiracionista (2002), em co-autoria com Christine Vogel.
  • Paulo de Assunção (n.1964)
    Historiador e antropólogo, nasceu em São Paulo. Doutorado em História Económica e Social pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Nova de Lisboa, é professor titular de História do Brasil e de História Ibérica. Atualmente ocupa as funções de vice-reitor do Centro Universitário de Assunção (UNIFAI) e de diretor do Centro de Estudos de Cultura Brasil-Europa. Tem várias obras publicadas sobre a história do Brasil Colonial e sobre a administração e organização dos Jesuítas.