metafisica-da-saudadeAutor: Samuel Dimas
Parceria: Universidade Católica Editora
Lisboa, 2013: 504 pp.
ISBN 978-972-540382-2
Cota CEFi: (Em catalogação)

A presente obra corresponde ao texto das duas últimas partes da tese de doutoramento em Filosofia Portuguesa apresentada à Universidade Católica Portuguesa.
Procura evidenciar de que forma a experiência-síntese metafísico-religiosa da consciência dialéctica guarda o sentimento saudoso da Presença do Mistério e da Esperança da redenção integral, a qual se concretizará através de um misericordioso resgate que culmina na Glória excelsa do Paraíso Celestial.
A filosofia metafísica da Saudade de Leonardo Coimbra constitui o movimento triádico da eterna acção criadora, em que a realidade corpórea manifesta o socorro de Deus às consciências separadas da comunhão originária.
A consumação do resgate dá-se na relação entre a misericórdia da Graça divina e o mérito da vontade humana, não apenas pela salvação das almas, mas também pela misteriosa espiritualização dos corpos, na realidade gloriosa do Paraíso Celestial em eterno dinamismo de inesgotável Excesso de Verdade e Amor.

Samuel Dimas (n. 1970, Cadaval), é licenciado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa.