livro-hans-gadamerOrganização: Sofia Reimão
Parceria: Universidade Católica Editora
Lisboa, 2010: 192 pp.
ISBN 978-972-54-0276-4
Cota CEFi: (Em catalogação)

Este livro apresenta uma investigação reflexiva em torno da problemática da morte a partir de uma análise da questão da medicina e do "mistério" da saúde, no contexto do pensamento de Hans-Georg Gadamer.
A questão da morte (que tem a si associada a problemática da dor e do sofrimento), porque desperta para a "honra ontológica" do ser humano, traz consigo profundas implicações no contexto da antropologia, pois, ao longo da sua história, talvez nenhuma outra realidade questione o homem de forma tão marcante, expondo com inigualável acuidade os limites do ser humano e impondo-se à atenção das diferentes áreas do saber, nomeadamente no campo medicina.
Encontra-se disponível, neste trabalho, através do itinerário das ideias expressas e das conclusões conseguidas, um conjunto de janelas que permitem relançar um novo olhar para a construção de um mundo melhor no domínio da investigação científica, no campo da medicina e das práticas médicas, bem como na forma de lidar (que se requer cada vez mais humanizada) com as situações concretas do exercício dos profissionais de saúde.

Sofia Reimão é mestre em Filosofia (na variante de Filosofia e Medicina) pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.