Estatuto Editorial

A Revista International Journal of Philosophy and Social Values - Revista de Filosofia Prática é uma publicação oficial do CEFI – Centro de Estudos de Filosofia, sediado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Com periocidade bianual e publicação em suporte impresso e eletrónico, o International Journal of Philosophy and Social Values tem como objetivos principais contribuir para a criação e a transmissão do conhecimento nas diferentes áreas da Filosofia, com particular incidência nas temáticas da Filosofia Prática.

Para efeitos de orientação editorial, o International Journal of Philosophy and Social Values entende a Filosofia Prática no sentido em que, desde Aristóteles, a tradição filosófica do Ocidente configurou este conceito, englobando hoje as áreas de Ética e Filosofia Moral, Filosofia Política e Filosofia da Economia e das Ciências Sociais. Tendo em conta o enquadramento institucional da revista, será dado relevo ao debate crítico dos problemas contemporâneos pelo pensamento social cristão e pela Doutrina Social da Igreja.

Cada número da revista é composto por um dossiê temático, com artigos em língua inglesa, por secções que contemplem recensões, notícias da vida científica e da vida académica, em particular no âmbito da Filosofia, e, em função do espaço disponível, pela publicação de ensaios sobre temas diferentes dos do dossiê.

A revista publica artigos em Português e em Inglês e é aberta à participação de toda a comunidade académica. Assenta no rigor e na qualidade científica dos seus artigos, garantidos por revisão de pares de reconhecida qualidade e qualificação académica, nacional e internacionalmente, de acordo com o sistema de double blind peer-review. Para tal, os artigos enviados ou solicitados serão submetidos a análise pelos membros do Conselho Científico que aprovam ou reprovam a sua publicação ou sugerem alterações, clarificações e correções aos textos.

International Journal of Philosophy and Social Values reserve-se o direito, a título excepcional, de convidar especialistas de reconhecido mérito para escreverem sobre temas específicos, sem o recurso ao sistema de double blind peer-review.

A apresentação, pelos autores, de textos para publicação deve seguir, criteriosamente, as Normas de Submissão.

A revista enquadra-se no espaço institucional da Universidade Católica Portuguesa. Como tal, e independentemente da liberdade científica que é reconhecida aos autores, a participação na revista supõe, da parte daqueles, o respeito pelos princípios que conformam a identidade da instituição.

De acordo com o Art.º 17 da Lei de Imprensa o Estatuto Editorial assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

CEFi
Contacte-nos

CEFi - Centro de Estudos de Filosofia
Faculdade de Ciências Humanas | UCP
Palma de Cima | Gab: 3108 
1649-023 LISBOA - PORTUGAL
Tel.: (+351) 217 214 127
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.