A ONTOLOGIA DE LOUIS LAVELLE
Coordenação: Américo Pereira
Grupo de Investigação: Hermenêutica, Fenomenologia, Ontologia
O projeto explora a ideia de que todo o pensamento de Lavelle é estruturalmente ontológico e que esta ontologia intervém em todas as suas formas de expressão. O interesse do problema reside no facto de mostrar como a ontologia pode funcionar como matriz estrutural de um pensamento que se espraia por diferentes modalidades não imediatamente ontológicas. Partindo de um ponto de vista ontológico, a metodologia a utilizar consistirá no estudo de várias obras do Autor, procurando mostrar como nelas se exemplifica e soluciona o problema em consideração. Sublinha-se a importância das ideias-guia relativas à preeminência de uma visão ontológica da realidade, da fundação ontológica de toda a realidade, do acesso a essa mesma realidade e da noção de que a própria ciência é uma forma de ontologia aplicada.
Estas ideias presidem à proposta de estudos especializados em Lavelle sobre: a ontologia do tempo, o valor como absoluto da possibilidade, a radicalidade onto-antropológica da consciência, o ato humano como fundamento ontológico da ética, Lavelle como leitor com perspetiva ontológica da contemporaneidade científica e cultural, e a natureza do mal. A estes objetivos associam-se a edição dos estudos efetuados no âmbito do projeto e a tradução de obras de Lavelle. Serve-se a promoção do conhecimento deste autor no mundo de língua portuguesa, nomeadamente no Brasil.
Metodologia adotada: organização de seminários de investigadores, dedicados ao estudo de cada uma das obras, nos quais um investigador assume a liderança da investigação, cujos resultados são partilhados e criticados pelos pares. Realizar-se-ão dois colóquios internacionais, um em cada ano, para apresentação e discussão, junto de um público mais vasto e com membros de outras instituições científicas, das conclusões a que se chegou nos seminários de investigadores.
Resultados esperados: publicação dos estudos respetivos, em pelo menos dois livros temáticos, um por cada ano, com as várias contribuições pertinentes; publicação das atas correspondentes aos colóquios; publicação de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.