O CEFi é uma unidade de investigação em Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da UCP. O CEFi rege-se pelo seu próprio Regulamento, em conformidade com os Estatutos da UCP, em particular pelo seu artigo 43.º e com o Regulamento da Faculdade de Ciências Humanas. O CEFi é uma unidade de investigação de âmbito nacional, com sede em Lisboa, possuindo um núcleo no Centro Regional do Porto da UCP. É constituído pelos seguintes órgãos: Coordenador Científico; Conselho de Direção; Coordenadora Regional do Porto; e Conselho Científico. As suas atividades são acompanhadas por uma Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico, constituída por individualidades de reconhecido mérito, nacionais e estrangeiras, exteriores ao Centro.

O CEFi propõe-se investigar o fenómeno humano em todas as suas dimensões. Sem negligenciar a tradição filosófica, os investigadores do CEFi concentrar-se-ão nos debates contemporâneos (independentemente das diversas orientações filosóficas com que são levados a cabo), nos quais procurarão intervir numa perspectiva criadora e não apenas histórico-filosófica. O CEFi partilha de uma ideia de Filosofia como uma prática viva, profundamente inserida nas discussões sobre a Ciência, a Religião, a Política e a Arte. Nesta perspectiva, vários domínios do curriculum filosófico (metafísica, ontologia, antropologia, filosofia da ciência, ética, filosofia política), tal como variadas correntes nas quais se repartiu a filosofia ao longo da sua história, podem ser convocados para uma abordagem do fenómeno humano.

O CEFi integra-se no espaço institucional e identitário da Universidade Católica Portuguesa, mas também no espaço de língua e cultura portuguesas. Por este motivo, os seus investigadores estarão particularmente atentos às expressões dos debates filosóficos anteriormente referidos na comunidade filosófica portuguesa e lusófona, que os enriqueceu e por eles foi enriquecida, projectando-se, em consequência, tanto a nível europeu como a nível mundial.

Através dos seus Grupos de Investigação e Projetos, o CEFi investiga as realidades do ser, do pensar e do agir, organizando os seus recursos humanos e científicos em duas Linhas Temáticas: Os Fundamentos Ontológicos da Experiência Humana, e Ética, Filosofia Aplicada e Política.