ontologia e praxisCoordenação: Américo Pereira
Universidade Católica Editora
Lisboa, 2013: 98 pp.
ISBN 978-972-54-0394-5
Cota CEFi: (Em catalogação)

Os textos que constituem este volume dedicado ao pensamento do filósofo francês Louis Lavelle (1883-1951) trazem a público o resultado final do trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da primeira edição do Seminário de Estudos Aprofundados sobre a Ontologia de Louis Lavelle, realizado no Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Originalmente apresentados num Colóquio, estes trabalhos de investigação encontram agora a sua expressão final integrando este volume de Atas. No entender de Jean École, «Lavelle esboçou uma doutrina do ser que, ao desenvolver-se, renovou a problemática de todos os grandes temas tradicionais». Encontramos aqui trabalhados os temas do mal, do sofrimento e da possível superação de ambos, num horizonte ontológico em que a ação humana é informada por uma intuição do valor que descobre o absoluto da radical diferença entre o ser e o não-ser. Num mundo cultural necessitado de uma renascida atenção ontológica ao real, o estudo do pensamento deste autor contribui para uma nova consideração da mesma essência e substância deste real.