Tu-MatarasAutor: António Ourives Silvestre Marques
Parceria: Universidade Católica Editora
Lisboa, 2006: 444 pp.
ISBN 972-54-0121-2
Cota CEFi: T 17 UCP-MAZ

Refletir sobre toxicodependência é tarefa importante numa sociedade marcada pela ausência de limites. Torna-se mais urgente fazê-lo se, estudando a pessoa toxicodependente, podermos compreender melhor a pessoa em si mesma. Esta investigação e os estudos que a integram foram precedidos por uma experiência e prática terapêutica vivida com centenas de pessoas atingidas pelo consumo múltiplo de substâncias psicoativas.
Abriram-se grandes horizontes de reflexão filosófica, ao nível de uma antropologia da pessoa como ser-amor. Uma antropologia não apenas do sujeito, mas da relacionalidade e da reciprocidade no amor, na qual o amor é a condição dinâmica do ser, o amor é o ser. E a relação intersubjetiva, indispensável na reabilitação das dependências, é não simplesmente dual, mas plural, pois o amor apresenta-se uma terceira realidade entre duas, que está presente nelas, mas existe para além e anteriormente aos sujeitos da relação, transcendendo-os.
Na dinâmica da pessoa como ser-amor, o desejo, realidade a que os consumos de substâncias estão intimamente associados, não é visto apenas na perspetiva impulsiva da mera condição subjetiva, mas apresenta-se como fator construtivo, e até indispensável, da relacionalidade e da comunhão com a alteridade. Daí a questão subjacente à investigação: «É possível conhecer melhor a própria pessoa conhecendo em profundidade a experiência de reabilitação da pessoa toxicodependente?».
Esta abordagem da toxicodependência, de caráter antropológico e ético, espera contribuir para uma visão multidisciplinar da questão e para a definição de políticas e de medidas concretas que encarem os toxicodependentes para lá da mera perspetiva dos riscos para a saúde pública ou da segurança dos cidadãos, ao mais baixo custo. Esta filosofia aplicada destaca e promove, antes de mais, as possibilidades da pessoa, identificando as dimensões éticas das distintas intervenções na reabilitação de toxicodependentes.