Cultura e Religião
Esta área pretende levar a cabo a sua investigação não apenas no sentido de alcançar a excelência científica no seu campo de saber, mas também de modo a proporcionar à sociedade (em particular a sociedade Portuguesa e a comunidade de língua Portuguesa) os meios intelectuais necessários para refletir sobre si própria. Ao interpretar o passado e compreender o presente, a pesquisa filosófica contribui para a construção das condições que permitirão um futuro melhor.
Neste sentido, os objetivos desta área consistem numa abordagem filosófica dos fenómenos culturais, especialmente nos campos da religião e da arte, sendo que estas são entendidas como duas das, se não mesmo as, principais forças motrizes do desenvolvimento da existência humana na sua histórica busca de sentido.
De forma a atingir os objetivos propostos, os investigadores pretendem organizar Seminários, Colóquios, Conferências, Congressos e Cursos Livres. Estas iniciativas irão explorar as possibilidades de sinergias com outros departamentos na Faculdade de Ciências Humanas, outras Universidades e instituições similares nacionais e estrangeiras. Novos protocolos deverão ser estabelecidos, a par da manutenção dos já existentes (nomeadamente com a Província Franciscana para a pesquisa das raízes Franciscanas da cultura Portuguesa).
As áreas temáticas de pesquisa estão intrinsecamente interligadas, pelo que se privilegiarão as abordagens transdisciplinares num sentido hermenêutico alargado. Estas abordagens têm já sido postas em prática, nomeadamente no projeto de investigação "Redenção e Escatologia no Pensamento Português". No mesmo espírito de transdisciplinaridade, os investigadores pretendem prosseguir a pesquisa sobre as relações entre a filosofia e a literatura na tradição cultural Portuguesa, a exemplo do que já foi realizado para o escritor e pensador Português Vergílio Ferreira.