Áreas de Investigação

Garantindo a unidade e coerência dos interesses de investigação dos seus membros com a natureza e fins do Centro, as atividades de investigação científica do CEFi estruturam-se em torno de quatro grandes áreas do curriculo filosófico:

Os Fundamentos Ontológicos da Experiência Humana

Esta área aborda os fundamentos ontológicos da cognição, da experiência vivida e das emoções entendidas, de uma forma geral, como as prinicpais características do modo de ser humano. A ontologia que irá ser levada a cabo  esta área não pretende constituir uma doutrina, no sentido clássico do "ser qua ser", tal como não pretende afirmar-se, no sentido de algumas tendências filosóficas contemporâneas, como uma pura doutrina dos objetos. De certo modo, poderá ser entendida como uma ontologia aplicada.

+ info.

Cultura e Religião

Esta área pretende levar a cabo a sua investigação não apenas no sentido de alcançar a excelência científica no seu campo de saber, mas também de modo a proporcionar à sociedade (em particular a sociedade Portuguesa e a comunidade de língua Portuguesa) os meios intelectuais necessários para refletir sobre si própria. Ao interpretar o passado e compreender o presente, a pesquisa filosófica contribui para a construção das condições que permitirão um futuro melhor.

+ info.

Ética e Política

Os objetivos principais desta área passam pelo contributo para a definição de ferramentas conceptuais que permitam a compreensão de problemáticas éticas e políticas contemporâneas, em primeiro lugar, de acordo com um enquadramento teórico e, em segundo lugar, numa análise dos desafios coletivos e individuais que estas implicam. Esta área irá prosseguir estes objetivos através do desenvolvimento de pesquisa original e da disseminação dos seus resultados em publicações, encontros e cursos científicos, presenciais e online, e na produção de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento.

+ info.

Filosofia Aplicada

Esta área tem como objetivo promover a investigação sobre os dois âmbitos identificados por Uniacke em A Companion to Applied Philosophy: 1) a Filosofia Aplicada como investigação académica (artigos, conferências, investigação especializada, etc.); 2) a Filosofia Aplicada como intervenção em questões práticas da vida quotidiana (atividades profissionais e sociais, como consultoria, assessoria política e jurídica, comissões, ensino noutras áreas, etc.).A maioria dos investigadores aponta para os anos 70 como a época em que alguns filósofos começaram a institucionalizar a Filosofia Aplicada. Outros consideram que a dimensão aplicada da Filosofia sempre existiu ao longo da história.

+ info.