Coordenação: Manuel Lázaro Pulido

O projecto centra a sua atenção nos aspectos sincrónicos e diacrónicos do desenvolvimento filosófico e teológico elaborados na Península Ibérica: autores, textos problemáticas, continuidades e descontinuidades do pensamento... Pretendemos estabelecer os contributos do pensamento peninsular em diálogo com a filosofia e com a teologia do Ocidente: as suas singularidades, os seus contributos, as suas projecções em contexto europeu, no diálogo com outras culturas e religiões, bem como nas suas projecções espaciais (resto da Europa, Oriente e territórios do Ultramar) e temporais (leitura da tradição greco-latina e judaica, e influências no desenvolvimento do pensamento ocidental e na Modernidade).  O projeto tem os seguintes objetivos: 1) investigação da relação entre a fé e a razão desde as diversas disciplinas filosófico-teológicas (metafísica, filosofia da religião, teodiceia, teologia fundamental, etc.) no seu processo peninsular. (aproximação sincrónica); 2) estudo específico e transversal das instituições mais importantes que desenvolvem o pensamento filosófico e teológico na Península Ibérica: Escolas (Córdoba, Toledo, Salamanca), Instituições Académicas (Estudos Gerais, Escolas monacais, Universidades, Colégios Maiores, etc.) e Instituições Religiosas (Beneditinos, Franciscanos, Dominicanos, etc.). (aproximação diacrónica); 3) descrição, estudo, edição e tradução de fontes e obras do período estudado; 4) análise pormenorizada das ideias filosóficas e teológicas, bem como a sua leitura na problemática do mundo actual, em relação especialmente com os distintos desafios que emergem em contexto europeu; 5) exame da leitura da tradição filosófica e teológica por parte dos autores peninsulares.