Terceiro Centenário da Morte do Padre António Vieira
Congresso Internacional - Atas
Parceria: Barbosa & Xavier, Lda.
Braga, 1999: 710 pp.
ISBN 972-8090-10-2
Cota CEFi: 869 VIE/1 UCP
Nos dias 20 a 23 de novembro de 1997, realizou-se, em Lisboa, por iniciativa da Universidade Católica Portuguesa e da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, o Congresso Internacional comemorativo do 3.° Centenário da Morte do Pe. António Vieira. Foi o culminar de um trabalho que remonta ao mês de maio de 1996, altura da nomeação da Comissão Executiva do Congresso, seguida imediatamente pela constituição da Comissão Científica cuja presidência tinha já sido entregue ao Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro.
Na composição da Comissão Científica, pretendeu-se assegurar a representação de várias universidades, quer de Portugal quer do Brasil, bem como a presença de especialistas em diferentes áreas, nomeadamente, a História, a Literatura, a Teologia e a Filosofia. Esta diversidade foi de grande utilidade nos trabalhos iniciais, ajudando a assegurar o caráter interdisciplinar do Congresso.
Nos documentos preparatórios, tinham-se formulado dois objetivos a atingir com a realização do Congresso: por um lado, reunir um grupo qualificado e representativo de investigadores, de modo a possibilitar o estudo e a divulgação da vida e obra do Pe. António Vieira na multiplicidade das suas facetas; por outro lado, desejava-se que os estudiosos presentes fossem representativos da dimensão internacional do Pe. Vieira, embora prioritariamente na sua vertente luso-brasileira.
Os números mostram, claramente, que estes objetivos foram plenamente alcançados: cerca de 400 congressistas inscritos, 136 comunicações aceites, 9 conferências plenárias, 57 universidades e outras instituições académicas presentes, 15 países representados, são dados que evidenciam o grande interesse com que foi acolhida a convocação do Congresso. Por outro lado ainda, o número e a diversidade dos apoios e patrocínios obtidos manifestam o bom acolhimento que a iniciativa despertou, quer ao nível de organismos públicos quer de instituições privadas.
Como era previsível, predominaram os investigadores brasileiros e portugueses. A estes, juntaram-se congressistas provenientes de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Reino Unido, União Indiana e Uruguai.
... com o Centro Universitário Pe. António Vieira, reuniu também um grande número de participantes.
O Congresso foi divulgado pelos meios de comunicação social, principalmente pela imprensa. Na rádio, é de assinalar a cobertura feita pela Rádio Renascença, TSF, RDP Internacional, Rádio Jornal da Madeira e BBC World Service. Na televisão, diversos programas noticiaram os trabalhos do Congresso, nomeadamente 70 x 7 (RTP2), Ecclesia (RTP2) e Novos Ventos (TV/).
Os três volumes de Atas que agora se publicam vão permitir uma divulgação mais ampla e definitiva da variedade de que nos apercebemos durante o Congresso mas que, agora, podemos mais objetivamente avaliar. Caracterizados por uma grande diversidade, os estudos publicados abarcam todas as áreas temáticas que tinham sido propostas aos congressistas: a sociedade e a cultura do século XVII; os aspetos fundamentais da biografia de Vieira; a sua ação política, diplomática e missionária; a mundividência de Vieira; o seu discurso literário; e, finalmente, a receção de Vieira na cultura portuguesa e a didática da sua obra no Ensino Secundário. É possível, a partir deste vasto conjunto de trabalhos, apercebermo-nos da situação dos estudos vieirianos e esse diagnóstico, a par do convívio entre investigadores de várias gerações e escolas, terá sido um dos frutos mais importantes do Congresso. No Brasil e em Portugal, mas também nos restantes países representados, tornou-se mais fácil o intercâmbio e a colaboração, indispensáveis para o avanço dos projetos em curso sobre o Pe. António Vieira, e cujos resultados não deixarão de ficar patentes quando, em 2008, se celebrar o 4.° Centenário do Nascimento do «Imperador da Língua Portuguesa».
NUNO DA SILVA GONÇALVES
Secretário-Geral do Congresso