Simone-BeauvoirOrganização: Isabel Capeloa Gil e Manuel Cândido Pimentel
Parceria: Nova Vega, Lda.
Lisboa, 2010: 260 pp.
ISBN 978-972-699-964-5
Cota CEFi: 1 BEA GIL

Polémica, radical, contraditória, Simone de Beauvoir constituiu um agente de vanguarda, não só abrindo o território para a manifestando de um modo diferente de fazer a história, mas, acima de tudo, como um cinescópio que ilumina o contributo das mulheres para a história da humanidade. 
Pensar o evento Beauvoir, dos seus antecedentes aos impactos cem anos após o seu nascimento, constitui o objectivo central desta obra, que reúne contributos das áreas da Filosofia à Literatura, Artes, Cinema e Media, que, de perspectivas diferenciadas, analisam criticamente e aferem a estrutura da revolução Beauvoir. Mais do que um registo exaustivo da sua obra ou do seu pensamento, este livro interroga o "efeito Beauvoir", isto é, o contributo da pensadora pare a cultura e para as Humanidades.
A primeira parte desta obra, de reflexão mais marcadamente filosófica, propõe examinar as mais-valias do pensamento de Beauvoir, a formulação da sua antropologia e da sua ética, que permitem pensá-la como uma filósofa para o século XXI. Numa segunda parte, pretende-se estudar o fenómeno Beauvoir como impacto estético-cultural, desde o seu legado para os feminismos contemporâneos à inspiração cinematográfica, ao seu rasto nas artes e na literatura.
Revisitar Beauvoir como uma pensadora singular, aferir as posteri¬dades do fenómeno Beauvoir enquanto acontecimento antropológico, social, politico e cultural, e abrir um novo espaço de revisão e discussão empenhada da sua obra nas condições arriscadas do século XXI, são, em suma, as propostas deste livro.