atas-republicaOrganização: Humanitas - Unidade de Coordenação da Investigação Científica
Coordenação: Artur Teodoro de Matos
Lisboa, 2013
Consulte aqui as Atas do Colóquio

Nota de Abertura

Os textos que ora se apresentam resultam de um colóquio realizado em Lisboa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Em 2011. Organizado pela Humanitas - Unidade de Coordenação da Investigação Científica dessa Faculdade e por todos os centros de investigação nela integrados, tal colóquio inseriu-se nas comemorações do I Centenário da República Portuguesa e teve como tema: “Sociedade, Cultura e Conflito nos 100 anos da República”.

“A filosofia e as ideias da República”, foi o primeiro subtema desenvolvido pelo Centro de Estudos de Filosofia (CEFi), que numa conferência e em comunicações não só estudou as ideias da República através dos seus fundadores e primeiros Presidentes, como alguns dos ideais e outros importantes aspectos relacionados com este tão debatido tema da história das ideias políticas em Portugal.

O “Centro de Investigação de Serviço Social e Sociologia” desenvolveria o tema “A sociedade e as dinâmicas da República”. A introdução dos seguros obrigatórios em Portugal, as suas motivações e o contexto internacional em que isso aconteceu, a relação da República com a sociologia, o nascimento do Serviço Social em Portugal e o itinerário das profissões sociais na I e II República, foram alguns dos assuntos debatidos.

“A cultura e os espaços públicos da República” foi outro dos conteúdos estudados, analisando-se não só as dimensões desse espaço público de opinião, mas também o caso de João de Almeida, arquétipo de herói colonial ou até mesmo os denominados ditadores de bolso.

Um quarto e último tema mereceu a atenção dos participantes nesta reunião comemorativa dos 100 anos da República Portuguesa: “A educação, a cidadania e as escolas da República”. Uma conferência sobre a situação do catolicismo português na altura da implantação desse novo regime abriu o tema apresentado numa conferência, a que se seguiram intervenções sobe a escola laica como fruto do ideal educativo republicano, as ideias republicanas sobre a educação feminina e a escola e as competências do século XXI.

Para além do grande mérito dos contributos agora aqui apresentados ao grande público e que suscitaram na ocasião animados e proveitosos debates, é justo enaltecer a pronta e entusiástica adesão de todos os centros de investigação da FCH a esta ideia de comemoração conjunta da República Portuguesa e os esforços na sua organização e concretização. Mas a iniciativa releva também o esforço colectivo que os centros vem fazendo no sentido de, em conjunto, encontrarem formas de colaboração e inter-ajuda, hoje essenciais para o desenvolvimento da investigação, onde quer que ela se faça.

Lisboa, Junho de 2013
Artur Teodoro de Matos