Brotar-EducacaoAutor: José Eduardo Franco
Parceria: Roma Editora
Lisboa, 1999: 498 pp.
ISBN 972-8490-06-2
Cota CEFi: 008 (05) BRO-FRA

A Brotéria é uma revista editada pelos Jesuítas Portugueses desde 1902, que tem abordado as mais diversas questões que dizem respeito às diferentes áreas do saber humano, especialmente as que estão ligadas aos problemas candentes da ciência, da religião e da educação. A singular assiduidade desta revista e a qualidade dos seus artigos, elevaram-na ao podium das revistas mais prestigiadas e com maior longevidade no plano nacional, e com respeitada projeção a nível internacional.
O estudo pioneiro que o investigador José Eduardo Franco apresenta neste livro, realiza preliminarmente uma história global da Brotéria, em que analisa a problemática sócio-religiosa e cultural do seu nascimento editorial. Situa o aparecimento de uma revista deste género no âmbito de uma estratégia mais geral da Igreja Católica e da Companhia de Jesus no sentido de contraditar a ofensiva ideológica dos cultores do cientismo e das elites culturais laicas e positivistas contra a religião, que consideravam a Igreja, em geral, e os Jesuítas, em particular, como os símbolos de uma cultura obscura e passadista, acientífica e incompatível com os progressos e ideais mais avançados do mundo moderno.
A Brotéria afirma-se como uma tentativa muito bem sucedida de desacreditar e até de inverter a imagem negativa dada por esta visão bem marcada em certos meios da cultura liberal do século XIX e princípios do século XX, a qual decretava a irreconciliação entre ciência e religião e anunciava para breve a superação e até a demolição total das verdades da Fé ao sabor do avanço do conhecimento científico.
A parte central do livro Brotar Educação faz a análise da evolução do pensamento pedagógico da Brotéria ao longo do século XX e apresenta a biografia pedagógica dos seus principais articulistas que escrevem sobre. Educação, Pedagogia e Ensino. Na estruturação do pensamento pedagógico da revista, que debate e dialoga com as correntes mais avançadas da educação e da pedagogia contemporâneas, destacam-se figuras como a de Manuel Antunes, Miller Guerra, Manuel Ferreira Patrício, Pedro d'Orey Cunha e Roberto Carneiro.