Coordenação: Mendo Castro Henriques e Maria de Lourdes Sirgado Ganho
Área: Ética e Política

Este Seminário é constituido por sessões bimensais. A 1.ª série incidirá sobre o «Novo Pensamento Dialógico e Mundo Digital»

Big data, IoT (internet of things) e algoritmos estão a originar um “mundo digital” que, caso não seja consciencializado e regulado por normas legais e imperativos éticos, pode tornar-se o equivalente informacional da totalidade e do absoluto idealistas, com a diferença de que, em vez autores singulares, temos um coletivo de engenheiros e matemáticos ao serviço de organizações privadas e públicas, que desenham essa totalidade de operações / ações que formatam a consciência.

Importa saber em que medida a participação no “mundo digital”, incluindo “entes digitais”, é mediada por um outro que não reside nelas, por uma liberdade semelhante à minha, por uma heteronomia maior do que o Eu. Sendo a ciência o que de melhor temos para conhecer as coisas como objetos e a linguagem o meio para reconhecer os seres como sujeitos, de modo temporal e narrativo, importa identificar as estruturas de conhecimento e de reconhecimento com que operamos no mundo digital, de acordo com as categorias do novo pensamento dialógico de Franz Rosenzweig.