Maria-Lourdes-GanhoGrau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Auxiliar Convidada

Docente e Investigadora de Filosofia na Universidade Católica Portuguesa desde 1983, Doutora em Filosofia, pela UCP, com a tese Consciência e Intersubjetividade em Jean Nabert (INCM, 2002) . Mestre em Filosofia Contemporânea, com  a tese Existência e Transcendência em Gabriel Marcel. Obra publicada pela Revista Itinerarium, Braga, 1994. Tem lecionado Filosofia em Portugal, Antropologia Filosófica, Filosofia do Conhecimento, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Ontologia. Secretária Executiva das Comemorações Antonianas (1985/86). Tem lecionado nos Mestrados de Filosofia. É sócia do "Centro Studi Antoniani" de Pádua, desde 1982; membro da "Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa"; sócia do "Instituto de Filosofia Luso-Brasileira"; membro da Assembleia de Curadores da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre; membro do CEFi da UCP. Tem cerca de 80 títulos publicados, sendo o último Existir e Ser. Textos de Filosofia, poesia e espiritualidade, INCM, 2009. Está a publicar, como Investigadora Principal a obra Dicionário Crítico de Filosofia Portuguesa, INCM. Investigadora  Principal, do Projeto Presença do franciscanismo na filosofia portuguesa, em colaboração com a Ordem do Frades Menores.