Coordenação: Samuel Dimas, Luís Loia e Renato Epifânio
Área: Cultura e Religião

1. Organização e instituições envolvidas:

Inserindo-se na linha de investigação «Filosofia e Cultura Ibérica» do Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e contando também com apoio do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, o projeto tem uma Comissão Científica com os seguintes elementos: Prof. Doutor António Braz Teixeira, Prof. Doutor Manuel Cândido Pimentel, Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício, Prof.ª Doutora Maria Celeste Natário, Prof.ª Doutora Maria de Lourdes Sirgado Ganho. O projeto tem, ainda, como investigador responsável o Doutor Samuel Dimas e como restantes membros da Comissão Coordenadora, o Prof. Dr. Luís Lóia e o Prof. Doutor Renato Epifânio.

2. Componente científica: apresentação

O projeto tem como objetivo identificar os temas da «redenção» e da «escatologia» na Cultura Portuguesa, ao nível da reflexão filosófico-religiosa e da representação artístico-literária, desde  o período que antecedeu a formação da nacionalidade até à contemporaneidade.

Procurará identificar e apresentar sinoticamente alguns dos temas e autores mais significativos do pensamento, da espiritualidade e do imaginário português no âmbito dos temas escatológicos da salvação, da redenção e do paraíso.

Pretende investigar o alcance das noções de «redenção» e «escatologia», não apenas no sentido mitopoético e religioso, que tem ressurgências em contexto ortodoxo teológico, onde surge como noção representativa da plenificação e consumação definitiva do real, e em contexto estético-literário, onde surge como imagem ou metáfora, mas também ao nível de uma filosófica análise crítica que promova recodificações e reelaborações em relação ao sentido tradicional do mesmo tópico e que desvele o alcance metafísico enunciado e desenvolvido pela contemporaneidade.

Palavras-chave: Redenção; Escatologia; Paraíso; Mistério; Imortalidade; Alma; Deus; Saudade; Criação; Ressurreição; Morte; Salvação; Juízo; Resgate; Queda; Messianismo; Tempo; Eternidade.

Veja mais no Blog