Arquivo 2017

Cartaz Marcus Mota KandinskyOrador: Marcus Mota

Marcus Mota é Professor de Teoria e História do Teatro na Universidade de Brasília desde 1995. Nesta instituição dirige o Laboratório de Dramaturgia e Editor chefe da Revista Dramaturgias. É dramaturgo e compositor com diversos espetáculos realizados, entre eles os musicais: As partes todas de um Benefício (2003), Salada para três (2003), Um dia de Festa (2004) Saul (2006), Caliban (2007), No Muro (2009), David (2012), Sete contra Tebas (2013), Uma noite de Natal (2013), Salomônicas (2016). Tendo diversos artigos publicados, é autor de A dramaturgia musical de Ésquilo. Investigações sobre Composição, Realização e Recepção de ficções audiovisuais (2008), Nos Passos de Homero. Ensaios sobre Performance, Filosofia, Música e Dança a partir da Antiguidade (2013) e Imaginação e morte: Ensaios sobre a representação da finitude (2014).

Local: Sala Sociedade Científica/ Edifício BUJPII, 1º Piso

Data: 11 dezembro / 18h00

Cartaz Marcus MotaOrador: Marcus Mota

Marcus Mota é Professor de Teoria e História do Teatro na Universidade de Brasília desde 1995. Nesta instituição dirige o Laboratório de Dramaturgia e é Editor chefe da Revista Dramaturgias. Tendo diversos artigos publicados sobre a obra e o pensamento de Eudoro de Sousa, fez a revisão, com comentários e notas, da reedição de Religião Grega e editou a obra póstuma Catábases: Estudos sobre viagens aos infernos na antiguidade.

Local: Sala Sociedade Científica/ Edifício BUJPII, 1º Piso

Data: 11 dezembro / 18h00

Francisco de Holanda1O CEFi - Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e irão promover, no dia 4 de Dezembro de 2017, na Biblioteca Nacional de Portugal, um Colóquio sobre a Obra e Pensamento de Francisco de Holanda. Este evento insere-se no âmbito das atividades do projeto «Estética no Pensamento Português» integrado no Grupo de investigação «Cultura e Religião».

Programa Colóquio Francisco Holanda:

A Área Científica de Filosofia (ACF) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e o Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) da mesma Faculdade promovem, no próximo dia 16 de Novembro de 2017, as comemorações do Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO. Estas comemorações, que terão lugar pelo quinto ano consecutivo na Universidade Católica Portuguesa, decorrerão no campus de Lisboa da UCP.

Local: Auditório 1: 14h30 - 15h30 / Sala 323: 18h30 - 20h00

Programa

Cartaz

Curso: «Utopias e Distopias Sociopedagógicas»

Organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e acreditado pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio, o Curso Bernard Lonergan tem por objetivo dar continuidade à divulgação e ao aprofundamento do pensamento de Bernard Lonergan em Portugal, nomeadamente nas suas vertentes sociopedagógicas, éticas, económicas e políticas.

Por que caminhos andaram as humanidades nos últimos anos? Como foi que se generalizou a ideia da separação entre disciplinas ‘objetivas’, supostamente ‘científicas’ ou ‘realistas’, e disciplinas ditas ‘subjetivas’? Em que medida a narrativa dessa separação configura um problema ético e um problema sociopedagógico? Como pode a Escola, enquanto Comunidade de Investigação, dar resposta a esta e outras problemáticas? Serão estas as questões fundamentais em torno das quais orbitará a atividade deste Curso Bernard Lonergan.

Local: Universidade Católica Portugesa, Campus Palma de Cima, Lisboa

Datas: 15 e 29 de Novembro - 06 e 13 de Dezembro / 18h30 - 21h30

 Cartaz:

+ info.

Orador: Sidney Silveira

O orador é o editor e tradutor de obras em latim de filósofos medievais, das quais as mais recentes são de São Bernardo de Claraval, para a Coleção Medievalia (editora É Realizações), e de S. Tomás de Aquino para a Coleção Escolástica (editora Concreta). A conferência versará o revigoramento da filosofia escolástica no Brasil a partir destas e sobretudo de outras edições bilingues que têm vindo à luz.

Local: Sala de Exposições / Edifício BUJPII, 2º Piso

Data: 21 setembro / 18h30

 Cartaz Conferência 

Seminário de Investigação: «Para uma Pedagogia Social»

Organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia e acreditado pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este seminário de investigação tem por objetivo dar continuidade à divulgação e ao aprofundamento do pensamento de Bernard Lonergan em Portugal, nomeadamente nas suas vertentes pedagógicas, éticas e económicas. A recente crise económica pôs em evidência a relação que pode existir entre uma crise de valores e os problemas económicos e em que medida esta problemática pode ser entendida também num contexto mais amplo de uma crise de conhecimento e, sobretudo, da atitude social e política face ao ‘conhecimento’. Interessa, pois, revisitar criticamente toda esta problemática e delinear uma estratégia cognitiva e pedagógica com vista à construção de novos paradigmas que terão de ser não apenas económicos e políticos, mas também cognitivos e sociais e, em último caso, espirituais.

Local: Universidade Católica Portugesa, Campus Palma de Cima, Lisboa

Datas: 13 e 27 de Setembro - 11 e 18 de Outubro / 18h30 - 21h30

Cartaz Seminário Lonergan

+ info.

pefreitasO Centro de Estudos de Filosofia e a Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, em parceria com a Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores, instituíram o «Prémio de Ensaio Filosófico Manuel Barbosa da Costa Freitas». Este prémio destina-se a premiar ensaios de Mestrandos e Doutorandos de Universidades do Espaço Lusófono, nas três grandes áreas da Filosofia cultivadas pelo seu patrono: Filosofia Medieval, Filosofia da Religião e Filosofia Portuguesa. O Regulamento do Prémio pode ser consultado no link abaixo ou em https://filosofianacatolica.wordpress.com/. Todas as dúvidas e pedidos de informação podem ser dirigidos a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para o ano de 2017, a data limite para entrega dos trabalhos é o dia 30 de Setembro.

Regulamento

CARTAZ SUMMERSCHOOL 2017Data: 5 a 7 de julho de 2017, das 18:00 às 21:00
Local: Auditório 3 (Edifício Antigo)
Organização: Faculdade de Ciências Humanas, Faculdade de Teologia, Instituto de Ciências da Saúde
Entrada Livre
Programa

3.º Seminário de Preparação da candidatura do CEFi a um projeto europeu no âmbito do Horionte 2020 (CULT-COOP-01-2017): "Democratic Discourses and the Rule of Law". Este seminário intitulado "Os perigos da nossa democracia", será orientado pelo Prof. Doutor Ignasi Boada SanMartin, da Universidad Raimón Llul, Barcelona.

Data: 30 de março, 2017, às 18:00
Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Sala Timor, Ed. Biblioteca Universitária João Paulo II, 1º Piso
Organização: Centro de Estudos de Filosofia
Entrada  livre
 

O projeto de investigação: «Corpo e afectividade: a recepção de Michel Henry no espaço da lusofonia», coordenado por Florinda Martins, leva a cabo, no próximo dia 9 de março de 2017, a partir das 15 horas, na Sala de Executivos da UCP - Porto (Campus da Foz), um Seminário internacional subordinado ao tema: «Michel Henry: o invisível na inversão do alvo do neocriticismo francês (Jules Lagneau)». A entrada é livre. Mais informações podem ser pedidas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+ info.

No próximo dia 8 de março de 2017 terá lugar, na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid, o IV Encuentro de Filosofía Medieval, subordinado ao tema "Concilios, Conciliarismos y Teología en la Edad Media". O evento é coordenado por Francisco León Florido e Manuel Lázaro Pulido. A organização está a cargo do Grupo de Investigación UCM n.º 970723 - Filosofía y Teología en la Europa de la Edad Media: Atenas, Córdoba, París. São instituições co-organizadoras o Centro de Estudos de Filosofia, o Centro de Estudios Universitarios, o Instituto Teológico de Cáceres, o Instituto de Estudios Medievales - Universidad de Navarra e a Universidad Bernardo O'Higgins.

Cartaz e Programa

José Acácio Castro Antropologia e Estética no Pensamento PortuguêsO investigador do CEFi - Porto, José Acácio Castro, publicou um novo livro intitulado Antropologia e Estética no Pensamento Português (1850-1960). A obra é editada pelas Edições Cosmorama, Maia, 2016 e conta com um prefácio de António Braz Teixeira. José Acácio Castro é doutorado em Filosofia Medieval pela Faculdade de Filosofia de Braga e Professor Associado da Faculdade de Teologia da UCP Porto, onde leciona as disciplinas de Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Antropologia Filosófica, Estética Teológica e vários seminários pluritemáticos.